Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Sarrabulho de Tartaruga

por quintinocastrotavares, em 30.09.11

Os portugueses preferem sarrabulho de porco, nós, cabo-verdianos das muitas achadas que existem por aí, preferíamos sarrabulho de tartaruga.

Quando ainda não era crime comer tartaruga (até hoje não entendi a razão de se proibir "o comer"), recordo-me das manhãs de sábado em que, ao lado do chafariz, pessoas, aos montes, aglutinavam-se para comprar e comer sarabudja.

 

Então já sabes, em português, podemos e devemos usar o termo sarrabulho para se referir às sarrabulhadas diversas que fazemos em Cabo Verde

 

Sarrabulho - subs. masc. - na culinária, iguaria feita com carne, fígado, banha, etc, etc. Na variante brasileira, encontramos, na Bahia (e outras regiões nordestinas), o sarapatel.

 

sarrabulhada, substantivo feminino, significa grande quantidade de sarrabulho; ou de modo figurativo, confusão, desordem.

 

Chafariz: substantivo masculino, representa a construção com uma ou várias bicas (ou torneiras), por onde jorra água que serve para uso da população; no Brasil é comum o uso do termo para significar as fontes ornamentais (que costumamos ver nas praças).

publicado às 08:47


1 comentário

De M.E.C. a 27.10.2011 às 15:31

Uma achega: O sarapatel é também um prato confeccionado em Portugal, tendo nascido no Alto Alentejo e daí sido disseminado para o Brasil e a Índia portuguesa. Tem sempre por base o sangue do animal, normalmente com fígado e outras "miudezas" (vísceras). Vejam, por exemplo, a receita de um Sarapatel em http :/ www.gastronomias.com /lusofonia pt.madeira_007.html . Dependendo da região, este prato pode ser servido em certas ocasiões festivas, como o Natal. O português faz distinção entre o sarapatel e o sarrabulho, apesar de serem parentes próximos. Para uma receita de Papas de Sarrabulho, consulte-se http :/ www.gastronomias.com /lusofonia pt.min015.html . Bom apetite!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog




Comentários recentes